Arte e Liberdade

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Mostro aqui uma parte de meu trabalho em desenho, aquarela, técnica mista, modelagem digital 3D orgânica e poligonal, trabalhos em prata com pedras naturais. Um pouco do que penso em pequenas anotações. Uma boa navegação por este espaço de ilusões materializadas! ................................. "É preciso estar sempre embriagado. Eis aí tudo: é a única questão. Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua. Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira. Mas embriagai-vos. E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre a grama verde de um precipício, na solidão morna do vosso quarto, vós acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaparecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que foge, a tudo que geme, a tudo que anda, a tudo que canta, a tudo que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a estrela, o pássaro, o relógio, responder-vos-ão: 'É hora de embriagar-vos! Para não serdes os escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos: embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira'." (Charles Baudelaire)

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Transmissão Final



"Não é possível viver sem nos implicarmos. «O mundo está em cha­mas», dizem há quase três mil anos os textos budistas, «o fogo da ignorân­cia, o fogo da inveja, o fogo da violência, devoram-no.»  Um mundo em que guerras mais radicalmente destruidoras do que nunca se instalam no meio de uma paz que não é paz,  de um mundo onde os jornais publicam lado a lado anúncios de restaurantes gastronômicos e reportagens so­bre a fome no mundo, onde cada casaco de peles é um passo para a extin­ção de uma espécie viva, onde a nossa sede de velocidade agrava dia a dia a poluição de um mundo de que dependemos para viver. É inútil dizer-lhes (aos jovens) que os mais hábeis, ou talvez os mais sábios, conse­guem vencer o caos que nos rodeia e até dele extrair parcelas de felicidade e de êxito pessoal, quando aquilo que os faz morrer não é a sua própria an­gústia, mas a dos outros."
Marguerite Yourcenar, Le Temps ce grand sculpteur







3 comentários:

  1. Oi Marcos, Adorei seu trabalho. Um mundo magico povoado de seres fantásticos.Uma viagem pelos sentidos e emoçoes. Adorei.
    Parabéns a você e a sua musa Diva.
    Vocês são show!
    Yasmin

    ResponderExcluir
  2. Valeu Yasmim, nós sabemos que isso tudo é feito com o material dos sonhos, dedicação e um pouco de delírio, são nossas visões compartilhadas, se não fossemos desenhistas pintores teríamos que ser escritores ou então seríamos apenas faladores sem créditos pois não conseguiríamos materializar essas visões e sentimentos... Sem a Arte seríamos menos leves, mais solitários e nada de experimentos sutis, vôos livres e mergulhos abissais!
    Um abraço Artista e valeu toda essa tua ARTE cheia de mistérios e códigos sutis! Magic Womam

    ResponderExcluir
  3. A beleza e a verdade dessa imagem e desse texto são como esculturas que dão mais vida à minha vida, obrigada por compartilhar teu sonho e tuas visões!

    ResponderExcluir